Saiba como manter a segurança em uma oficina mecânica

Todo profissional que trabalha em oficinas mecânicas ou em centros automotivos sabe como alguns acidentes podem ser comuns nesses ambientes, não é mesmo? A manutenção inadequada de equipamentos, a falta de organização, o uso de produtos tóxicos e a constante movimentação de veículos são apenas alguns dos fatores de risco. Mas saiba que manter a segurança em uma oficina mecânica não é nenhuma tarefa impossível!

Por isso, listamos aqui algumas dicas de como se manter sempre atento às normas de segurança no trabalho e evitar possíveis imprevistos. Confira!

  1. Equipamentos de proteção

Apostar em equipamentos de proteção é uma das formas mais eficazes para manter a segurança em uma oficina mecânica e proteger a integridade do trabalhador, minimizando os riscos de acidentes. Assim como em qualquer outra atividade, o uso das ferramentas certas para cada tipo de tarefa é imprescindível.

Dessa forma, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) devem ser implementados como medidas preventivas para reduzir os casos de acidentes de trabalho nesses locais.

Veja alguns dos principais equipamentos de proteção que devem ser utilizados em oficinas mecânicas e autocenters:

  • Luvas e botas de segurança: protegem os pés e as mãos de possíveis acidentes com equipamentos e ferramentas.
  • Protetores auriculares: protegem a audição do trabalhador dos intensos ruídos, tão frequentes em oficinas mecânicas.
  • Óculos de proteção: protege os olhos das impurezas, fagulhas, limalhas ou qualquer outra partícula que possa machucar os olhos ou prejudicar e até comprometer a visão.
  • Aventais impermeáveis e cremes de proteção: esses equipamentos evitam que o trabalhador entre em contato direto com substâncias tóxicas.
  1. Ambiente organizado

Além dos equipamentos de proteção, um ambiente organizado é outro fator essencial para manter a segurança em uma oficina mecânica. Ferramentas e equipamentos devem ser guardados de forma adequada e em um local destinado justamente para isso.

Além de evitar pequenos acidentes, manter a sua oficina sempre organizada permite maior agilidade e rapidez na execução dos serviços. Afinal, você sempre saberá onde estão as ferramentas que precisa para determinado tipo de tarefa.

  1. Espaços planejados

Uma outra dica para manter a segurança em uma oficina mecânica ou em um centro automotivo é fazer um planejamento de todos os espaços daquele ambiente. Defina áreas e estipule algumas regras para serem seguidas. Isso tornará o seu trabalho mais organizado, planejado e muito mais seguro!

Direções de circulação dos veículos, áreas de estacionamento, áreas de manobra, áreas de manutenção… Ao estipular esses espaços, os riscos de pequenas batidas e até de acidentes mais graves são muito menores. Para ajudar, você pode contar com placas ou sinalizações no chão.

  1. Equipamentos e ferramentas adequadas

As famosas “ferramentas improvisadas” são um grande risco para a segurança daqueles que trabalham em uma oficina mecânica. Isso porque, muitas vezes, essas improvisações podem falhar e acarretar até acidentes mais graves.

Por isso, é muito importante contar com os equipamentos e ferramentas adequados para cada tipo de tarefa para manter a segurança em uma oficina mecânica.

  1. Manutenção preventiva

Muitas vezes, só passamos a dar atenção à questão da segurança após algum acidente ou imprevisto, não é mesmo? Mas saiba que isso é um erro! A manutenção preventiva é uma das formas mais fáceis de evitar problemas em uma oficina mecânica.

Faça inspeções de rotina para ver se não existe nenhum problema em seu ambiente de trabalho. Cheque todos os itens de segurança, como mangueiras de incêndio e extintores, e também a situação das instalações elétricas de sua oficina.

 

Viu como é fácil manter a segurança em uma oficina mecânica? Com algumas pequenas ações, é possível prevenir-se dos comuns imprevistos nesses ambientes e reduzir os riscos de acidente!

E se você está em busca de equipamentos de qualidade, que garantam eficiência e produtividade sem deixar de lado a segurança, conte com quem entende do assunto. Conte com a Máquinas Ribeiro!