Elevador Hidráulico ou Mecânico: qual escolher?

Na hora de adquirir um elevador automotivo para a sua oficina mecânica, muitas dúvidas podem surgir, não é mesmo? Afinal de contas, é preciso fazer a escolha certeira, já que esses equipamentos são um importante investimento para o seu negócio, além de serem essenciais na rotina de trabalho. Nesse momento, uma das dúvidas mais comuns é escolher entre um elevador hidráulico ou mecânico.

Por isso, a Máquinas Ribeiro preparou este texto especial para falar um pouco sobre as diferenças entre cada modelo, suas características e principais benefícios, levando em conta aspectos como custo, produtividade, segurança e manutenção.

Vamos lá?

Elevador hidráulico ou mecânico: quais são as principais diferenças?

O primeiro passo antes de escolher entre o elevador hidráulico ou mecânico é entender quais são os seus sistemas de funcionamento.

No caso dos elevadores mecânicos, os motores são acionados manualmente através de uma alavanca. Isso faz com que o equipamento entre em ação, elevando e abaixando os veículos.

Já nos hidráulicos, os motores fazem o óleo presente no reservatório migrar até os pistões no interior das colunas. Isso provoca o movimento de elevação e descida.

Agora que você já entendeu basicamente como funciona cada tipo de elevador, vamos às comparações.

Custo 

Está em dúvida entre adquirir um elevador hidráulico ou mecânico? Então saiba que geralmente os primeiros são mais baratos que os segundos.

Isso porque a quantidade de componentes elétricos e mecânicos é bastante reduzida no caso dos sistemas hidráulicos. E isso influencia diretamente no preço dos equipamentos.

Além disso, o elevador hidráulico é autolubrificante, isto é, dispensa a necessidade de óleos e graxa.

Produtividade

Por falar em graxa, comprar um elevador hidráulico também pode significar mais produtividade se comparado ao elevador mecânico. Mas como assim?

Como já dissemos, o sistema hidráulico não precisa de graxa para funcionar, o que quer dizer menos sujeira para a sua oficina. Além disso, os seus funcionários também podem otimizar o seu tempo de trabalho, já que não precisam parar frequentemente para lubrificar as peças do equipamento.

Por fim, devido ao seu sistema de funcionamento, os elevadores hidráulicos garantem uma potência maior. Isso porque eles utilizam a expansão do líquido para multiplicar a força do motor de forma muito mais eficiente e produtiva que os modelos mecânicos.

Segurança 

Só quem trabalha em uma oficina mecânica sabe da importância de garantir a máxima segurança na sua rotina de trabalho. E caso você ainda esteja em dúvida entre comprar um elevador hidráulico ou mecânico, é importante saber que o primeiro oferece maior segurança na realização dos serviços.

Isso porque quando a carga máxima é atingida, o elevador hidráulico para de funcionar. Assim, evita-se o risco do motor parar de funcionar no meio da operação e o acionamento cair de repente.

Manutenção

Quando falamos em manutenção de elevadores automotivos, é preciso saber que tanto o modelo hidráulico quanto o mecânico necessitam de cuidados especiais e frequentes para preservar a vida útil do equipamento e garantir o seu bom funcionamento sempre.

No entanto, se comparados aos mecânicos, os elevadores hidráulicos possuem um menor número de peças e componentes elétricos. Assim, eles geralmente são mais flexíveis em termos de manutenção e também de instalação.

Há 12 anos aliando qualidade, segurança e custo-benefício, a Máquinas Ribeiro oferece uma linha completa de Elevadores Hidráulicos para que você escolha a melhor opção para a sua oficina. Conheça nossos modelos e peça já seu orçamento!