Cliente fiel: 4 dicas de pós-venda para oficina mecânica

A maior preocupação das empresa é fechar um negócio. Mas como você trata as pessoas no pós-venda será o diferencial que tornará o seu cliente fiel. Assim, você não só conclui um serviço com sucesso como garante que ele voltará sempre! Confira 4 dicas de pós-venda para oficina mecânica.

 As vantagens de ter um pós-venda eficiente

Antes de mais nada, você sabe o que é o pós-venda? O pós-venda é o atendimento que a sua oficina presta ao cliente após a realização de um serviço. São ações que vão proporcionar a sua oficina um relacionamento longo e duradouro com o cliente.

Isso irá torná-lo fiel à empresa. E por que não um divulgador da sua oficina? Um cliente satisfeito tem grandes chances de indicar a sua oficina mecânica para outras pessoas. Isso trará cada vez mais clientes para o seu negócio!

Atualmente, com a alta quantidade de concorrentes, tornou-se cada vez mais difícil fidelizar um cliente. Por isso, um pós-venda eficiente pode ser um diferencial do seu negócio. Confira nossas dicas!

4 dicas de pós-venda para oficina mecânica

1. Comece coletando os dados dos seus clientes:

A primeira dica de pós-venda para oficina mecânica é coletar os dados dos seus clientes. Sua oficina precisa ter um banco de dados automatizado para organizar um cadastro. Informações como nome completo, data de aniversário, telefone, e-mail e endereço devem ser solicitadas.

Inclua também o modelo do veículo, um histórico dos serviços contratados e a sua frequência. A partir desses dados você poderá desenvolver a suas estratégias de pós-venda já que será possível entender o que seu cliente precisa.

2. Faça uma pesquisa de satisfação:

A pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta para o pós-venda. Isso porque a ideia é identificar falhas no serviço da sua oficina. Assim, você poderá revisar procedimentos e melhorar continuamente.

Existem diferentes formas de fazer a pesquisa de satisfação. Você pode, por exemplo, encaminhar um e-mail após a conclusão do serviço com um formulário. Até mesmo na hora do pagamento, você pode ter um papel impresso simples, perguntando a experiência da pessoa.

O importante é que a sua oficina mostre disposição para ouvir a opinião do cliente. Mas além de estar disposta a ouvir, sua oficina precisa também acatar as críticas e consertar erros.

3. Antecipe as necessidades do seu cliente:

A partir dos contatos e do histórico dos seu clientes, é possível que você se antecipe sobre as necessidades deles. Assim, você será lembrado antes mesmo que ele possa pensar em procurar um concorrente.

A troca de óleo, por exemplo, deve ocorrer com frequência. Quando estiver chegando a hora da nova troca, você pode mandar uma mensagem via Whatsapp lembrando seu cliente.

4. Invista em brindes e benefícios:

Os brindes são uma ótima forma de pós-venda para oficina mecânica. Isso porque é uma forma de sua empresa se fazer presente no dia a dia do cliente de maneira indireta. Outro fator é que as pessoas sempre se sentem especiais quando ganham presentes. Podem ser produtos simples como chaveiros, canetas e aromatizadores de carros.

Além dos brindes em produtos sua oficina pode apostar nos programas de benefícios. Pacotes de serviços com preços diferenciados, descontos progressivos e uma pontuação para a contratação de cada serviço são algumas opções.

Conte com quem tem um pós-venda eficiente!

Além de aplicar no dia a dia da sua oficina, você também pode contar com um fornecedor que tenha um bom pós-venda. A Máquinas Ribeiro tem essa preocupação em sua tradição! Por isso, escolha sempre o melhor!